top of page

Como melhorar o seu desenho de moda


Esse artigo pode servir para você como inspiração tanto se o seu desejo é melhorar o seu desenho de moda - caso você já tenha aprendido o básico - ou se você deseja começar a aprender um pouco mais sobre esse mundo das ilustrações de moda afinal, estando no início da jornada ou já tendo iniciado ela, é extremamente necessário sempre estarmos estudando o nosso traço ou até mesmo redescobrindo ele.

Se você acompanha o meu instagram pessoal (@abreu_le) provavelmente você percebeu que no ano de 2016 eu me afastei um pouco das ilustrações de moda e corri mais para um lado fantasioso, o que eu amei fazer porque adoro imaginar mundinhos; MAS, agora em 2017 podemos dizer que resolvi voltar às raízes? O importante e o que você precisa saber é que, neste mês de fevereiro andei me inspirando muito por ilustradores de moda - não à toa algumas dessas inspirações apareceram no inspirando e respirando de fevereiro - e por conta dessas referências andei questionando o meu traço na ilustração de moda e cheguei a conclusão que já passou da hora de melhorá-lo; Pensei em algumas maneiras para fazer isso e gostaria de compartilhar com vocês.

 

USE BEM OS SEUS HORÁRIOS

Quando a gente começa a aprender sobre desenho de moda, normalmente caímos em vídeos ou artigos que focalizam no ensino das proporções do corpo, através daquelas poses estáticas de um manequim com formas humanas, e a partir do momento em que você já sabe disso, ande com suas próprias pernas. Agora para melhorar esse manequinzão que aprendemos no início o segredo é sempre o treino, o problema é que tipo de treino.


Se você treina o seu traço sempre com as mesmas referências e com os mesmos princípios de esboços, talvez o treino não vá se tornar tão eficiente assim e no fundo não existem métodos comprovadíssimos de treino que com toda a certeza vão te fazer melhorar. Um treino só vai ser bom quando ele se adaptar a você; Na verdade é uma via de mão dupla, você deve se adaptar ao tipo de treino e o treino tem que se adaptar aos seus horários, por exemplo. Estou pontuando isso porque, faz um tempo que estagnei meus treinos no quesito croquis de moda, e é difícil voltar com tudo nesses momentos.

O primeiro ponto de um bom treino para você melhorar o traço ou desenvolver o traço é usar bem os seus horários no sentido de encaixar o treino num momento do seu dia onde ele se torne algo gostoso de ser feito. E não esquece de ser realista com o seu tempinho, não adianta nada você dizer que vai treinar 10 minutos todos os dias da semana e no fim das contas isso não te motivar em nada, não dê um passo maior que a perna, tenha calma.


LARGA MÃO DA BORRACHA

A frase “melhorar o traço” fala diretamente com a palavrinha “rascunho” logo, um dos segredinhos do treino é rascunhar e rascunhar sem DÓ. Um vício que eu criei para mim durante o processos dos meus rascunhos é de usar a folha vegetal para passar rascunhos a limpo para, muitas vezes, continuar rascunhando sobre eles e na verdade isso só te atrapalha no desenvolvimento do desenho. Em um rascunho as linhas não tem que ser certas e nem estarem limpas e perfeitas um rascunho é pra ser aquela bagunça em que você se acha e se deu errado uma das linhas não é para apagar, é para virar a página e fazer de novo. Acho que esse processo de não usar a borracha durante um rascunho ou de não usar uma folha vegetal para passar a limpo, no meu caso, são os pontos mais difíceis de mudar e de me readaptar.



Mas para não suar a borracha alguns vícios no rascunhos tem q ser mudados então no desenho de moda, por exemplo, um vício é o de desenhar a modelo em palitinhos para depois preencher esses palitinhos e desenhar a roupa. Esse processo é muito bom quando estamos aprendendo sobre proporções e etc mas talvez por estarem tão ligadas a esse início do aprendizado essas linhas prendem o nosso desenho e tendemos a achar que TUDO tá torto e que NENHUMA linha sai no papel do jeito que a gente pensa.

Para largar mão da borracha com esse intuito de melhorar o seu traço, em vez de começar o rascunho com esses palitinhos, comece por linhas que guiam o seu olhar e não prendem o seu traço, assim como o gif do topo do artigo.


REVISTAS

No fim de tudo isso minha cabeça desenvolveu uma idéia genial, super inovadora e que ninguém nunca fez antes. Início de ano é sempre aquele momento na minha casa em que eu faço a limpa de coisas que não uso mais e estão guardadas sejam revistas, livros, roupas, acessórios ou materiais. Fato é que tenho uma certa pilha de revistas Vogue em casa que li algumas vezes e agora estão decorando a estante.

A essa altura você já deve ter ligado os pontos né? Essa acho que é a técnica mais milenar em desenho de moda, quando se está aprendendo. Pegar revistas e tentar desenhar as poses das modelos. Mas dessa vez quis me desafiar pra ver se agora vai e escolher uma revista e desenhar todas as posses dela nesse esquema de não usar a borracha para apagar erros de rascunhos e rascunhar sem dó nem piedade nos skechbooks.

No início tinha pensado em terminar um revista por mês mas já percebi que isso é demais pro meu coração e aumentei meu prazo para dois meses porque sou dessas. Vou mostrar todo o processo desse treino pelo instagram do blog (@euleticiaabreu) e aqui no blog também terão post’s especiais sobre com updates da situação.



  • Black Twitter Icon
  • Black Google+ Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon

Se você quiser tirar alguma dúvida ou só falar comigo pode entrar em contato através do email: 

Post's Recentes

Onde eu tô nas redes

Quem fala

Aqui quem fala sou eu, Leticia Abreu! 

Tenho 20 anos, sou universitária guerreira na faculdade de Têxtil e Moda pela EACH - USP. Meu principal hobby é desenho e aqui publico tudo que sei sobre esse mundo e mais um pouco. Sinta-se a vontade que a casa é nossa. 

Vem pra lista mais cuti cuti

E fique sabendo das paradas

Email

Email's!

bottom of page