top of page

#Inktober - Compilado da primeira semana do inktober


Uma semana inteira de inktober se passou e já esta na hora de apresentar por aqui um compilado dos meus desenhos dos últimos dias do desafio. Como vocês já sabem, não estou amparando meus desenhos em nenhuma lista de temas ou utilizando um tema geral, a cada dia vou para o pinterest ou instagram e procuro por imagens que me despertem alguma curiosidade e/ou inspiração - e claro que todas essas imagens estão sendo muito bem guardadas nas minhas pastinhas digitais.


Confesso que algumas várias vezes, é bem complicado explicar o porquê de um desenho em seus mínimos detalhes, afinal depois de alguns anos de treino você encontra fontes de inspiração variadas que podem vir do seu dia a dia de coisas que você ouve, amigos, imagens que você vê por aplicativos como instagram ou pinterest ou até mesmo referências que você pode retirar de quadrinhos ou mangás. Todas elas e muitas outras são para serem vistas ou sentidas e dessa forma em vez de explicar minhas inspirações ou o porquê de meus desenhos nesses compilados - claro que alguns do inktober tem "porquês" um pouco mais inusitados que valem a pena serem descritos - acho mais interessante e curioso mostrar a vocês um pouco do processo dos desenhos, até porque quando os posto o que aparece na time line de vocês, tanto do twitter ou do instagram, são os desenhos finalizados, não é mesmo? Então vamos para os bastidores.

 

02 - 31 - PEIXES E PRÉDIOS

Foto: Leticia Abreu

Desenho finalizado | #inktober 2

Tempo: 1h 30min

Para a grande maioria dos desenhos o processo básico foi a procura de inspirações pela internet ou paisagens ao longo do meu dia + sketch + passar a limpo para outra folha e por fim a finalização com a caneta nanquim. Ao longo dessa semana, por causa do inktober - conheci perfis de instagram de muitos artistas incríveis e vi que vários deles desenvolvem o esboço na mesma página que vão utilizar para finalizar o desenho, e por causa disso ao longo da segunda semana de inktober 2016 pretendo colocar em prática nos meus próprios desenhos.


Neste desenho fiz uso de alguns conceitos de perspectiva para desenhar as ruas, que são a base da construção dos outros elementos como os quatro prédios e o caminho pelo qual as carpas andam/ nadam.

Foto: Leticia Abreu

Sketch + Começando a passar o desenho a limpo

 

03 - 31 - HOMEM E UMA FLOR

Foto: Leticia Abreu

Desenho Finalizado | #inktober 3

Tempo: 1h 40min

Muitos pontinhos e um contorno mais marcado foi aquilo que mais usei ao longo desse desenho. Minha intenção inicial era a de um corpo feminino saindo da flor, mas ao longo do processo e dos formatos que o rosto foi tomando, achei melhor e mais interessante a figura masculina. No fundo a caneta nanquim não tem grandes mistérios para ser utilizada já que por estar na forma de caneta, a possibilidade de controle sobre o traço é mais fácil do que quando se utiliza o pincel, requer um pouco menos de treino. O ponto negativo é o fato das canetas serem descartáveis e que usando com tanta frequência como neste mês de outubro, as tintas vão em um instante.

Foto: Leticia Abreu

Sketch

 

04 - 31 - PÉS FASHIONISTAS COM FLORES

Foto: Leticia Abreu

Desenho finalizado | #inktober 4

Tempo: 1h

No quarto dia do desafio resolvi me voltar um pouco mais para os desenhos puxados para moda e desenhar umas sandálias. Acho que o grande ponto do meu inktober, está em estabelecer a harmonia na quantidade de contornos e na quantidade preenchida com a nanquim, se eu não tomar cuidado capaz de pintar tudo de preto, mas então alguns pontos em branco podem resolver os contornos.

Para passar a limpo os desenhos costumo fazer muito uso das folhas vegetal, acho que isso não é nada demais, mas não custa citar. Gosto de usar porque o meu skecth normalmente fica poluído e com a folha muito marcada e para finalizar um desenho melhor optar por uma folha mais limpa não é mesmo?

Foto: Leticia Abreu

Skecth passado a limpo

 

05 - 31 - LIGADA NO 220

Foto: Leticia Abreu

Desenho finalizado | #inktober 5

Tempo: 1h

Outra característica comum dos desenhos meus desenho do inktober é que todos estão sendo feitos no final do dia e, neste dia em específico, haviam muitas tarefas para serem cumpridas além do blog e além do inktober então minha fonte de inspiração foi simplesmente meu estado naquele momento e minha recente vontade de começar a treinar o lettering.


Este foi o único desenho que usei um material para além do nanquim: Giz pastel. Ao acabar de realizar os contornos com a nanquim, percebi que faltava preenchimento então resolvi usar o giz pastel preto e o branco - para não fugir da "paleta de cores" do inktober - e borrar o fundo do desenho.

 

06 - 31 - BOLHAS PELOS CABELOS

Foto: Leticia Abreu

Desenho finalizado | #inktober 6

Tempo: 1h


Até aqui foram desenvolvidos apenas dois desenhos de rostos e outros três variados entre pezinhos, lettering e carpas em meio a prédios, então resolvi equilibrar a contagem e desenhar mais um rostinho. Além disso também usei como base os desenhos invertidos que estão nas cartas de baralho e formei o cabelo da minha moça com bolhas que podem ser de sabão ou não.


Foto: Leticia Abreu

Finalizando o desenho com a caneta nanquim

 

07 - 31 - UM COPO DE CERVEJA

Foto: Leticia Abreu

Desenho finalizado | #inktober 7

Tempo: 1h 40min

O último, mas não menos importante, desenho dessa primeira semana do inktober foi inspirado em uma união de eventos que acontecem nesse mês de outubro: octoberfest e o #inktober. Sendo assim resolvi desenhar um copo generoso de cerveja, com o estilo das canecas que são usadas na octoberfest e aplicar uma das "técnicas" que eu mais queria usar nos meus desenhos, que são o uso dessas linhas no interior de alguns elementos do desenho que atribuem movimento no local onde estão e deixam tudo mais dinâmico e bonito.


Essa foi a minha primeira semana do desafio, comenta aqui se você gostou dos desenhos, qual foi o seu preferido e me conta se você também ta participando! Todos os dias estou postando os desenhos do inktober no meu instagram (@abreu_le) e você pode acompanhar lá um pouco mais do andamento desse desafio no meu dia a dia.


Ps.: Nesses sete dias usei apenas uma caneta falso nanquim da uni ball 0,5 e após todos esses desenhos a tinta já esta acabando.

  • Black Twitter Icon
  • Black Google+ Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon

Se você quiser tirar alguma dúvida ou só falar comigo pode entrar em contato através do email: 

Post's Recentes

Onde eu tô nas redes

Quem fala

Aqui quem fala sou eu, Leticia Abreu! 

Tenho 20 anos, sou universitária guerreira na faculdade de Têxtil e Moda pela EACH - USP. Meu principal hobby é desenho e aqui publico tudo que sei sobre esse mundo e mais um pouco. Sinta-se a vontade que a casa é nossa. 

Vem pra lista mais cuti cuti

E fique sabendo das paradas

Email

Email's!

bottom of page