top of page

1 Maneira prática de decidir as cores do seu desenho


Depois de passar por horas e horas treinando o seu traço e arrumando todos os detalhes do desenho, a finalização da ilustração em cores pode ser um bicho de sete cabeças, tanto para iniciantes quanto para os experientes; Algumas práticas podem te ajudar a evitar que a escolha das cores do seu desenho possa ser um problema que no fim do dia, resultará em uma pintura não finalizada.

 

UM MAU COSTUME

Durante muitos anos, a ideia de colorir meus desenhos ao fim de um sketch era para mim um bicho de sete cabeças afinal, eu sempre optei por escolher as cores do desenho depois de finalizar os rabiscos. Mesmo que anteriormente eu tenha procurado por referências, elas correspondiam a referências de formas e volumes e não necessariamente de cores, o que se tornou um problema durante os processos dos meus desenhos. Eu fazia parte daquele grupo de desenhistas, ilustradores ou pintores que escolhem um determinado tema para o desenho mas não o segue à risca quando parte para a finalização - o que seria o momento de colorir este desenho - desconsiderando em parte que as cores também são um elemento fundamental do tema que foi desenvolvido ao longo do sketch, e que são elas que muitas vezes vão deixá-lo mais claro.

Adoro o processo do sketchbook onde não precisamos necessariamente de um tema específico para os rabiscos, é um lugar livre para testes onde de certa forma não há temas específicos que delimitam os desenhos. O problema para mim, estava em trazer a maneira de desenhar no sketchbook para a finalização das minhas ilustrações, o que em parte pode te confundir durante todo o processo, no sentido de você se perder do tema ou finalizar algo que está longe daquilo que havia sido delimitado anteriormente, durante a busca por referências.

Quando se está desenvolvendo um desenho que foi encomendado para você ou um desenho que será usado em uma arte específica para algum nicho, a importância de seguir estritamente um tema inicialmente delimitado por referências torna-se gritante, afinal você estará lidando com pessoas que não necessariamente gostaram que o tema seja alterado apenas porque você achou que ficaria melhor daquela forma.

No momento em que o desenho se torna específico para uma determinada pessoa, a liberdade no desenvolvimento desse mesmo desenho diminui e um caminho básico para o desenvolvimento dele pode surgir na sua frente como, por exemplo, definir o tema, buscar referências e a partir delas definir - o que na moda costuma se chamar de cartela de cores - a paleta de cores, desenvolver os rascunhos e finalizar o desenho.

 

UMA MANEIRA DE AJUDAR

O truque pode estar na escolha prévia de cores


Um processo que é normal antes de começarmos a desenvolver os rascunhos do que virá a ser uma arte finalizada, é a busca por referências que nos ajudam a desenvolver a forma, os volumes do desenho e também a dar o toque final neste desenho, ou seja, elas também auxiliam na escolha das cores com as quais o desenho será finalizado. Essa dica a princípio pode parecer não muito importante mas, se assim como eu você também costuma escolher as cores no final de todo o processo do desenho e isso não costuma acabar bem, tentar escolhê-las no início vai lhe custar um pouco de tempo e provavelmente lhe ajudar a melhorar a finalização das suas artes.

O costume descrito acima de escolher um tema, referências, desenvolver esboços e finalizar o desenho, normalmente necessário em situações onde lidamos com ilustrações que são específicas para algum lugar ou para alguém mas que não precisa ser apenas aplicado nestas condições específicas afinal, assim como a escolha de referências que englobam forma, volume e cor auxiliam no desenvolvimento da arte final, esse processo aplicado aos seus próprios estudos nos sketchbooks ou projetos pessoais podem facilitar a sua vida no momento da escolha de cores.

  • Black Twitter Icon
  • Black Google+ Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon

Se você quiser tirar alguma dúvida ou só falar comigo pode entrar em contato através do email: 

Post's Recentes

Onde eu tô nas redes

Quem fala

Aqui quem fala sou eu, Leticia Abreu! 

Tenho 20 anos, sou universitária guerreira na faculdade de Têxtil e Moda pela EACH - USP. Meu principal hobby é desenho e aqui publico tudo que sei sobre esse mundo e mais um pouco. Sinta-se a vontade que a casa é nossa. 

Vem pra lista mais cuti cuti

E fique sabendo das paradas

Email

Email's!

bottom of page