3 Motivos para ter um sketchbook
- Leticia Abreu
- 4 de mar. de 2017
- 3 min de leitura
Para fechar a nossa sequência de post’s que querem te convencer de que o uso do sketchbook é a oitava maravilha do mundo, vou falar três motivos definitivos para você começar a usá-los sem mais delongas.
Leia Também: 5 tipos de sketchbook para você amar
Leia Também: Entenda o que é um sketchbook
1° MOTIVO: UMA MANEIRA DE REGISTRAR
Vou falar a real sobre os desenhos quando estamos no início do aprendizado, é frustrante; Principalmente pelo fato de que não estamos acostumados com o processo de desenvolvimento do desenho porque, na verdade, nem temos ideia de como ele é ou vai ser.
Como se essa falta de entendimento já não bastasse, no início também é normal termos aquele pensamento constante de que não somos capazes de fazer as idéias que estão na nossa cabeça passarem para o papel afinal, não temos noção de como fazer isso e sendo assim, os primeiros rabiscos e testes normalmente não são lá muito bons.
O problema é que, se deixando levar por essa frustração você simplesmente desiste - ESSE NÃO É O OBJETIVO NÃO DESISTE - e sabemos de longa data que só é possível melhorar e aprender a desenhar com MUITO treino e por isso este tópico foi colocado como primeiro para este post, calma vou explicar; Conforme você vai treinando o seu desenho nas páginas do sketchbook todos os pequenos rascunhos ficam naquelas páginas e, a não ser que você arranque alguma delas, todas estarão sempre ali criando uma espécie de linha do tempo do seu treinamento mas, o que isso significa?
Significa que quando você estiver avançado nos seus desenhos e melhorado o seu traço, você terá um acesso fácil aos seus primeiros rascunhos e, falando bem sério, a sensação de gratificação por ter melhorado ou chegado mais longe no desenvolvimento dos seus desenhos, é o mais legal em se ter um caderno desses para treinos e também, não vamos descartar a sua utilidade de ser o seu maior incentivador para não parar por aí e continuar treinando mais e mais.
2° MOTIVO: ORGANIZAÇÃO
Por pura e simples influência da minha mãe me tornei e me torno cada vez mais preocupada com a organização dos espaços que eu uso na minha casa, dos locais que eu utilizo para armazenar meus livros e cadernos e até mesmo dos locais onde armazeno meus arquivos digitais - amo organizar o meu drive em várias pastinhas para separar cada coisa em seu lugar - e isso não é diferente com os meus desenhos. Era um costume nos cursos de desenho pelos quais já passei, iniciarmos os estudos de rascunhos em folhas sulfite avulsas e particularmente SEMPRE me perdia em meio a elas, porque fora as folhas eu também tinha que ter uma pasta com os saquinhos para organizar essas folhas mas de acordo com a preguiça que sempre me pegava de jeito, eu ia acumulando vários desenhos em um mesmo saquinho da pasta e esquecendo da existência deles.
Até aqui talvez você já tenha entendido o meu ponto. Para os desorganizados ou mesmo preguiçosos com arrumação o sketchbook é perfeito afinal, NENHUMA folha se perde e fica tudo lá. Claro que se você for finalizar alguns daqueles desenhos que estão no caderno eles vão ser passados para uma folha avulsa mas, você praticamente reduz essa quantidade de folhas pela metade no momento que os rascunhos estão todos num caderno A5 ou A4 de 50 ou 100 folhas.
3º MOTIVO: UM LUGAR SEGURO PARA INSPIRAÇÕES
Se você leu o primeiro post dessa sequência de artigos sobre sketchbook’s, talvez você se lembre que esse caderno de rascunho é o lugar ideal onde você pode e deve soltar a imaginação e testar de tudo, novas técnicas, novas idéias, novas formas e tudo aquilo que você é ou não acostumado, com uma intenção de melhorar o traço ou as suas técnicas.
Leia Também: Entenda o que é um sketchbook
E por conta de toda essa experimentação e depósito de idéias em um lugar só, o seu sketchbook se torna a sua MELHOR fonte de inspiração e referências afinal, tudo ali foi desenvolvido e testado por você mesmo que só no papel. Então, sabe aquele momento que você tá querendo desenhar mas o bloqueio criativo te atacou ou qualquer coisa do tipo, onde a inspiração dá uma sumida? O sketchbook bem trabalhado nesse sentido da experimentação, é o lugar ideal pra procurar inspiração, é como se você estivesse procurando por inspiração dentro da sua própria imaginação, só que no mundo real.
Comments