top of page

5 TIPOS DE SKETCHBOOKS PARA VOCÊ AMAR


Se você é um curioso na área de desenhos e criatividade você já ouviu falar nessa palavra mágica que é o SKETCHBOOK. São muitas as áreas que utilizam dessa ferramenta para estimular a criatividade e desenvolver novos projetos, sejam eles pessoais ou não, normalmente costumam ser de fato uma ótima maneira para burlar bloqueios criativos, estimular a imaginação, testar idéias e treinar o seu traço, por exemplo.

E não se engane, o sketchbook pode ser qualquer caderninho que seja prático o suficiente para seus treinos e rascunhos e sendo assim, muitos podem ser os seus formatos e hoje vou mostrar 5 tipos de sketchbook que você tem que considerar em usar algum dia desses!


 

1. APENAS UM CADERNO COM LINHAS

Normalmente quando se pensa em um caderno para utilizar como sketchbook, o comum é optar por um que não tenha linhas ou margens para que você não se sinta de certa maneira “preso” no momento de desenvolver suas idéias mas, ao mesmo tempo, o uso desses tipos de folha para um sketch pode ser muito desafiador já que talvez você tenha que incorporar essas linhas aos seus desenhos, joguei a proposta.


Talvez não seja o melhor para começar mas convenhamos, não é porque você começou o seu primeiro sketchbook utilizando folhas com linhas que você não vai conseguir desenvolver suas idéias e explorar a sua imaginação, ou seja, não vamos nos prender a esse padrão de caderno para rascunhos como desculpa para não começar um sketchbook!


2. CADERNOS DO TAMANHO DA SUA MÃO

Se você é do tipo que tem idéias o tempo todo e as perde com facilidade no meio de um mundo de pensamentos, sketchbook’s de tamanhos reduzidos talvez possam funcionar melhor com você, afinal é o tamanho ideal para estar no bolso da blusa ou sempre naquele bolsinho pequeno na frente da mochila, pronto para ser usado no momento que você mais precisar anotar ou desenhar alguma coisa que não pode ser esquecida de forma alguma!

Claro que uma alternativa tecnológica para isso é você utilizar aplicativos de desenho no seu celular, que de qualquer forma já está grudado na nossa mão e pode até ter um acesso mais rápido e fácil nessas situações. Particularmente, se vou desenhar com esses aplicativos para tablets ou celulares eu sinto a necessidade de deixar o aparelho no modo avião para NENHUMA e eu disse NENHUMA notificação aparecer na tela.

3. SKETCHBOOK COM FOLHAS DE PAPEL KRAFT

Se você não sabe o que é papel kraft, ele é uma espécie de papel pardo um pouco mais reforçado usado, por exemplo, para embalar caixas, desenvolver moldes de roupas e DESENHAR, porque não?

Sabe aquele giz pastel que tá parado na sua gaveta porque você não sabe onde usar ele, ou aquela caneta de cor mais clara que não fica boa por nada nos papéis de cor comum? Hora de usá-los no papel kraft! Não são todos os tipos de cores de materiais que são valorizados por folhas de cor bege e branca - as mais comuns para cadernos - então uma alternativa para você treinar o uso desses materiais sem medo é utilizando um sketchbook com folhas de papel kraft.

Se você não quiser ou achar muito difícil procurar um cadernos que tenha esse tipo de folha, não se esqueça que elas são vendidas em papelarias comuns e normalmente custam alguns sentados, então se você quiser fazer um teste antes do teste você pode correr para essa alternativa. AH! Se você é de São Paulo você pode encontrar esses cadernos na daiso por um preço tranquilíssimo.


4. SKETCHBOOK COM FOLHAS PRETAS

Quase pelo mesmo motivo do terceiro tipo de sketchbook que você deveria conhecer, um caderno que tenha as folhas pretas te proporciona a possibilidade de desenhar e rascunhar com outras cores de materiais como, por exemplo, aquelas canetas de cor mais clara que você só usa para detalhes e brincar com novas cores e materiais que normalmente não costumamos usar por conta do fundão branco ou amarelado.


Confesso que esse tipo de sketchbook já considero mais complicado de encontrar para comprar por ai, então se você não encontrá-lo na sua cidade você pode fazer o seu caderninho comprando um pacotão de folhas pretas na papelaria ou comprar esse caderno pela internet dependendo da sua disposição.


5. APLICATIVOS

Não vamos nos enganar que o desenho digital é cada vez mais importante nos dias de hoje então se você ainda não é familiarizado com suas técnicas e ferramentas, uma boa opção pode ser iniciar um sketch digital. Para quem está muito acostumado a desenvolver rascunhos em cadernos com lápis e papel pode ocorrer um estranhamento com a dinâmica do rascunho devido as ferramentas para o seu desenvolvimento e também pelo fato de se estar desenhando numa tela e não em um caderno.


Talvez o rascunho em aplicativos não possa ser considerado de fato um sketchbook já que muitos aplicativos normalmente não organizam os desenhos em pastas como por exemplo o Corel Painter (disponível para android) que pelo nome já sabemos que é um app com objetivos de pintura, mas particularmente sou apaixonada pelos recursos de sketch como os pincéis para rascunho!

Além do corel painter, um app que é voltado para sketches que você pode começar a utilizar é o AutoDesk Sketchbook (disponível para android e IOS). Esse app já é mais conhecido e utilizado por muitos artistas e se você nunca usou vale a pena checar os dois e descobrir com qual você mais se identifica.

  • Black Twitter Icon
  • Black Google+ Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon

Se você quiser tirar alguma dúvida ou só falar comigo pode entrar em contato através do email: 

Post's Recentes

Onde eu tô nas redes

Quem fala

Aqui quem fala sou eu, Leticia Abreu! 

Tenho 20 anos, sou universitária guerreira na faculdade de Têxtil e Moda pela EACH - USP. Meu principal hobby é desenho e aqui publico tudo que sei sobre esse mundo e mais um pouco. Sinta-se a vontade que a casa é nossa. 

Vem pra lista mais cuti cuti

E fique sabendo das paradas

Email

Email's!

bottom of page