top of page

Entenda o que é um sketchbook



Palavrinha difícil que aparece em praticamente todos os lugares, o famoso sketchbook é usado em diversas áreas como arquitetura, moda ou artes visuais como uma forma de desenvolver as habilidades daqueles que fazem uso desse recurso de onde costumam sair diversas criações que amamos.


A PALAVRA


Em uma tradução ao pé da letra, sketchbook significa nada mais nada menos do que um livro de esboços, ou seja ,um lugar para rascunhos; o que pode significar que neste “livro” - normalmente sem linhas ou margens - deve ser o lugar onde o desenhista pode usar da maneira que bem entender e desenvolver o projeto que for, geralmente de forma a auxiliá-lo em outro projeto ou simplesmente pelo prazer de tentar algo novo e sem compromissos.

No fim das contas tudo depende do que o dono do livro/ deseja fazer com ele, seja se desafiar em aprender a representar algo ou alguém, se desafiar a desenhar coisas novas que fogem de sua zona de conforto ou simplesmente desenhar algo que vem a mente para aliviar o stress enfim, é um local livre para testes e para deixar fluir a imaginação; A palavra “rascunho” já nos diz de certa forma o significado geral deste livro, afinal um rascunho é uma tentativa ou um estudo sobre algo.


MODO DE PREPARO

Normalmente são escolhidos como sketchbooks cadernos sem linhas ou margens e com folhas amareladas mas, a verdade é que existem diversos tipos de cadernos por aí e você pode usar qualquer um deles como seu sketch, desde que ele seja usado apenas para os seus desenhos, afinal não adianta nada você escolher o seu caderno de matemática como sketchbook sendo que no final do bimestre você nunca mais tocará naquele caderno, não misture as coisas. O caderno escolhido como seu sketchbook serve para além do desenvolvimento de rascunhos, ele também te ajuda a visualizar a evolução do seu traço e a guardar suas idéias em um lugar de fácil e simples acesso, então se você misturar os seus desenhos com um caderno que já é usado para outra coisa, o acesso a esses desenhos talvez seja perdido com o tempo sem falar na organização deles.

Até agora falei bastante sobre rascunhos, mas não necessariamente um sketchbook deve ter apenas rascunhos. Como foi dito anteriormente, tudo depende do que o dono do caderno deseja, sendo assim você pode até mesmo designar temas aos seus sketches, por exemplo, se você não é muito familiarizado com aquarela e deseja melhorar, uma maneira para isso seria optar por treinar a pintura de aquarela em um sketch onde apenas isso seja desenvolvido e então você poderia ainda especificar alguns dias da semana para que esse treino seja realizado. Neste exemplo você pode colocar qualquer material ou estilo de desenho que você deseja aprender, afinal o sketch facilita a visualização da sua evolução com aquilo que você desejou treinar ou estudar e facilitando também a visualização com aquilo que ainda deve ser estudado dentro da técnica escolhida.

Pode ter recortes, pode ter pintura, pode ter meios desenhos ou desenhos inteiros, pode ter foto, pode ter o que você quiser desde que essas coisas lhe auxiliem na criatividade e no desenvolvimento do seu próprio traço.

  • Black Twitter Icon
  • Black Google+ Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon

Se você quiser tirar alguma dúvida ou só falar comigo pode entrar em contato através do email: 

Post's Recentes

Onde eu tô nas redes

Quem fala

Aqui quem fala sou eu, Leticia Abreu! 

Tenho 20 anos, sou universitária guerreira na faculdade de Têxtil e Moda pela EACH - USP. Meu principal hobby é desenho e aqui publico tudo que sei sobre esse mundo e mais um pouco. Sinta-se a vontade que a casa é nossa. 

Vem pra lista mais cuti cuti

E fique sabendo das paradas

Email

Email's!

bottom of page