Pincel com reservatório - Water Brush
- Leticia Abreu
- 30 de jan. de 2016
- 3 min de leitura
Particularmente sou uma amante de aquarela nas horas vagas, mas esse amor infelizmente tem alguns preços a se pagar fora o dos materiais como, por exemplo, potinhos ou copos sujos de tinta + panos sujos de tinta + água por todos os lados caso, por um deslize, você tenha esbarrado no potinho de água + pastilhas de aquarela bagunçadas. Em busca de uma solução que casasse praticidade e menos bagunças no momento de pintar desenhos com a aquarela, encontrei duas maneiras simples de ter aquarelas mais baratas e um pouco menos de bagunça durante a pintura.
LÁPIS AQUARELÁVEL
O material mais comum utilizado pelos ilustradores para a pintura com aquarela são as bisnagas ou pastilhas aquareláveis mas, caso você queira começar a pintar e não tenha muito dinheiro para gastar com esses materiais uma opção viável é a utilização dos lápis aquareláveis.
Quando se utiliza o lápis aquarelável diretamente no papel, como se fosse qualquer outro lápis de cor, a própria cor não fica muito bem distribuída no desenho após a aplicação da água. Em vez de utilizá-lo dessa maneira você pode transformar o seu lápis em uma pastilha, optando por molhar o pincel na água e passá-lo diretamente na ponta no lápis aquarelável. Dessa maneira, é possível ter maior controle da tonalidade desejada para o seu desenho de uma maneira mais fácil do que utilizando o lápis diretamente no papel.
Fora isso, ainda temos o problema da sujeira causada pelo uso dos vários aparatos necessários para a pintura da aquarela inserida no processo de molhar o pincel na água, passar o pincel no pigmento, pintar. Para encurtar o processo e com o intuito de minimizar a bagunça, encontrei a WATER BRUSH.
WATER BRUSH
O pincel nomeado de Water Brush nada mais é do que um pincel com um reservatório de água acoplado ao cabo do pincel. Pode parecer um mecanismo simples mas faz toda a diferença no momento da pintura afinal: Corta um dos passos para se pintar com aquarela de limpar o pincel com panos para usar uma outra cor - já que a água em contato direto com a ponta do pincel permite com que toda a tinta presente nas cerdas do pincel seja aproveitada - e também te permite pintar mais rapidamente uma vez que a água está diretamente em contato com o pincel, além de amenizar as sujeiras que podem ocorrer. Dessa forma, esse pincel é perfeito para viajantes e ilustradores que prezam por praticidade!

Water Brush | Foto: Letícia Abreu
WATER BRUSH: COMO FUNCIONA
A água fica toda armazenada no cabo do pincel e você precisa de poucas gotas dessa água para fazer a sua pintura, de maneira que para liberar a água você irá simplesmente apertar o cabo para que uma gota de água passe do reservatório para as cerdas do pincel mas, cuidado com a intensidade pois quanto mais força for aplicada mais água será liberada de maneira que pode borrar seu desenho mais do que o desejado. De maneira simples a água pode entrar em contato com o pigmento que será utilizado e a pintura pode ser desenvolvida de forma mais rápida e dinâmica.

WATER BRUSH | Foto: Letícia Abreu
WATER BRUSH: PREÇOS E ONDE COMPRAR
Para ter a Water Brush no seu estojo de materiais de desenho e usá-la sem parar você terá de desembolsar em torno de R$20,00 à R$30,00 dependendo da loja escolhida por você para comprá-la. Não se esqueça, esse tipo de material e os lápis aquareláveis você pode encontrar em lojas especializadas em desenho como A Casa do Artista ou a loja O Projetista, mas materiais como os lápis aquareláveis podem ser encontrados em lojas como Kalunga ou em papelarias.
Comments