Canetas tipo nanquim
- Leticia Abreu
- 4 de jul. de 2016
- 3 min de leitura
Um material de desenho indispensável para mim é qualquer um que me permita realizar um contorno preto no meu desenho, no caso o que eu mais uso são as canetas falso nanquim. Hoje vou mostrar um pouco sobre as canetas que eu mais uso (minhas top top para contorno), minhas canetas alternativas e a última caneta que eu comprei, já que as minhas top top já estão me dando tchau.

Gif: Leticia Abreu
Por usar contorno preto em todos os meus desenhos e realizar alguns só com esse material, minhas canetas tipo nanquim acabam muito rápido e eu sempre tenho que ficar repondo meu estoque. Dessa vez resolvi comprar uma caneta de uma marca diferente para testar, já tenho em mente que ela não vai resolver o meu problema e durar muito mais tempo do que as outras, talvez isso só aconteça se eu usa-las menos; Como este ainda não é o caso, continuo a procura de um produto que solucione isso, por enquanto vamos testar e mostrar as canetas falso nanquim que eu utilizo.
Divido este meu material em dois grupos, as que eu mais uso e as que eu menos uso. Até hoje nunca tive problemas com essas canetas, elas costumam preencher bem os desenhos e deixar uma cor marcante (isso vale muito mais para as canetas da linha micron sakura).

Gif: Leticia Abreu
A caneta da PILOT supria muito bem a minha necessidade de uma caneta para contornar quando eu estava começando a desenhar, ainda hoje ela é muito útil para pintar alguns sckets, essa caneta tem um tom de preto mais aberto (não sei se posso falar assim) e a cobertura não é tão perfeita. Dependendo do tipo de acabamento que você quer dar ao seu desenho ela pode ser muito útil.
A minha segunda alternativa em canetas de contorno também era uma caneta que eu utilizava muito no inicio dos meus desenhos, ela trás um acabamento mais detalhista e é mais precisa (também por causa da ponta 0,5) e apresenta uma cobertura sempre muito boa. Minhas ressalvas a ela são quanto ao material da ponta que é muito frágil e se parte em vários pedaços prejudicando o uso.
Depois de conhecer as canetas da linha micron sakura eu não consigo usar outro tipo, elas tem uma ótima cobertura, são extremamente macias para desenhar e nunca passei por casos de pontas quebradas. A única ressalva é que quando a tinta começa a acabar você passa a ter que desenhar com ela totalmente no sentido vertical, caso contrário a tinta vai sair completamente falhada.
Ps.: Nos próximo gif's meu dedo aparece com um bandaid porque acabei me cortando enquanto abria a embalagem da caneta. Fica a dica: Não brinquem com faquinhas.

Gif: Leticia Abreu
Quando fui a loja em busca das canetas micron sakura e não as encontrei, optei por comprar uma outra marca para testar e não perder completamente a viajem, a escolhida foi o fine line da uni-ball. Com o pouco que utilizei até então afim de desenvolver esse post, vi que ela é uma caneta menos macia do que as da linha micro sakura e isso faz com que o papel, quando se preenche uma grande área com a tinta da caneta, acaba saindo um pouco machucado mas acredito que aplicando pouca força no manuseio esse problema possa ser amenizado.

Gif: Leticia Abreu
Outra ressalva para com a caneta é quanto a sua relação com a água. A embalagem nos diz que a tinta da cante é a prova d'aguá logo achei justo testar isso tanto na caneta uni-ball quanto na micron sakura. O resultado foi bem diferente daquilo que eu esperava e a caneta da uni-ball apresentou pouquíssima resistência a água, sendo que bastava apenas uma passada do pincel com compartimento de água para que um pouco da tinta borrasse o que não aconteceu com a caneta micron sakura, para ela tive que passar o pincel cerca de três vezes para que um pouco da tinta começasse a borrar.

Gif: Leticia Abreu
De qualquer forma tudo vai depender do uso que você, leitor maravilhoso vai dar as canetas e a forma como você pretende pintar o seu desenho. Com o teste realizado ficou claro que as canetas da linha micron sakura são muito úteis para desenhos que serão pintados com tintas como aquarelas, já que a chance de borrar o contorno é bem menor e assim as canetas uni-ball podem ser muito úteis para os skects ou para a finalização de desenhos que não terão que lidar com pinturas que envolvam água.
<3 Se você gostou desse review, mostra pros seus amigos desenhistas ou que querem começar a desenhar e comenta aqui o que você achou!
<3 Até a próxima
Bjins.
Comentarios