#PROJETOILUSTRA - JULHO
- Leticia Abreu
- 3 de ago. de 2016
- 3 min de leitura

Um processo que faz parte da rotina de diversos artistas e ilustradores é a busca por referências, sejam elas vindas de ilustradores brasileiros ou estrangeiros. No meu caso, no início da minha jornada com os desenhos, essas referências vinham em grande parte de ilustradores estrangeiros - que ainda acompanho - e de uns tempos para cá, venho buscando por referências nacionais; Nessa busca, encontrei um blog brasileiro de ilustrações que em muito me encantou, nele me deparei com o Projeto Ilustra.
Este projeto foi iniciado pela Ana Blue, do blog 9dades a solta, no início do ano de 2016 e é composto por mais nove blogs de ilustração. Este grupo corresponde aos integrantes principais, que todo o mês se juntam para decidirem o tema mensal das ilustrações. No início do projeto apenas estes integrantes principais (listados abaixo) podiam participar mas “Com o crescimento e várias pessoas querendo participar, conversei com o grupo e todas concordaram em abrir, em Março, possibilitando a busca pela #ProjetoIlustra no instagram, foi daí que o nome “oficial” surgiu.”
Integrantes Principais: Temas já trabalhados:
- Ana Blue - Janeiro: Hora do Chá/ Café
- Malena Flores - Fevereiro: Metas Artísticas
- Kris Efe - Março: Cenas de séries
- Erika Tinagero - Abril: Fundo do Mar
- Bell Mityshu - Maio: Flores
- Yasmim Barroso - Junho: Vídeo Games
- Bruna Morgan - Julho (Tema atual): Receita Ilustrada

MATERIAIS: Sumi Drawing Ink | Pincel com reservatório | Marcador Magic Collor Azul | Caneta em Gel Branca | Lapiseira 0,5.
Inicialmente analisei as possibilidades que haviam em minha frente sobre os tipos de receita que eu poderia ilustrar e que, de certa maneira, combinasse comigo de maneira a exemplificar a sequência de preparação desta receita. No fundo eu não sou uma pessoa ligada a cozinha, sendo assim, não sei muitas receitas. Com minha humilde experiência culinária, decidi ao fim de muita pesquisa nos cadernos de receita da vovó que eu deveria fazer era ilustrar algo que eu soubesse cozinhar, por mais simples que fosse.
Para esse desenho, e alguns outros que ando fazendo, acabei mudando o material para realizar os contornos das ilustrações. Descobri a Sumi Drawing Ink recentemente, a comprei com o intuito de gastar menos com canetas tipo nanquim, já que uso com muita frequência e por consequência elas acabam muito rápido.


O acabamento proporcionado pela tinta é surpreendente, principalmente após a secagem rápida e já posso considerá-la como nova favorita entre meus materiais de contorno.
Trabalhando com luz e sombra através das escalas de cinza que essa tinta proporciona, já poderíamos considerar o desenho finalizado e muito bem acabado, mas senti necessidade em colocar um pouco de
cor nessa receita de bolo de chocolate que faço desde pequena.


Um detalhe da pintura deste desenho foi o uso da fita crepe para delimitar a área exata em que eu desejava passar a cor. Costumo usá-la presa em uma outra folha de papel, para evitar ao máximo que a fita cole na folha original do desenho e por fim rompa um pedaço dele quando a fita for retirada. Por fim, o acabamento na pintura azul com a caneta em gel branca finalizou em pequeno detalhes este desenho e assim a receita ficou pronta para ser enquadrada, amada na cozinha e seguida nos momentos em que precisamos de um bolo de chocolate em uma mesa de café no fim de um domingo.

Ps.: Me apaixonei por ilustrar receitas dessa forma e agora certeza que vou me organizar para ilustrar varias dessa, me segura.
Comments