top of page

Magic Collor interm III, série ouro

  • Foto do escritor: Leticia Abreu
    Leticia Abreu
  • 27 de jan. de 2017
  • 4 min de leitura

Se tem algo que eu uso com gosto para colorir os meus desenhos, esses são os famosos marcadores/markers. Depois da aquarela em pastilha, esse tipo de material parece ser um dos mais endeusados pelos ilustradores, tanto estrangeiros quanto nacionais; talvez pelo acabamento mais profissional que o marcador proporciona ou pela facilidade em misturar as cores e ficar bonito logo de cara ou entre muitos outros motivos que agora não consigo pensar. Por ser tão adorado, os marcadores fazem parte do grupo dos materiais mais caros de pintura aqui no Brasil mas, em questão de preços, tem suas variantes mais baratas que fazem um ótimo trabalho e são perfeitas para quem está começando a usar esse material, estes são normalmente os marcadores da Magic Color.

OS ESTOJOS

Normalmente os marcadores Magic Color são vendidos em estojos de plástico com umas certa quantidade de marcadores e cores, o maior número que cheguei a ver foram estojos com 36 cores; Existem também as de 6 cores como, por exemplo, as coleções de marcadores em tons de cinza. No geral são vendidos sete estojos pela marca com: 12 cores básicas, 12 cores intermediárias I, 12 cores intermediárias II, 12 cores intermediárias III, 24 cores, 36 cores e 6 cinzas. Cada uma dessas caixas ainda pode ter três variações de pontas nomeadas de “Profissional Permanente”, “Soft-type” e “Redonda”. O coisas para amar de hoje vai falar sobre o estojo de 12 cores intermediárias III da linha profissional permanente a base de álcool.

AS CORES


O estojo com as 12 cores intermediárias “parte III” contém as cores: Caramelo, Vermelho Inglês, Melancia, Coral, Lavanda, Cereja, Abacate, Verde Maçã, Anis, Verde Sombra, Kiwi e Índigo (seguindo a sequência da foto acima - da esquerda para a direita). Quando fui testá-las, senti dificuldade em colorir os desenhos ou ilustrações utilizando apenas esse estojo, senti a necessidade do auxílio de um outro estojo com as cores básicas ou com mais cores intermediárias, já que as doze cores desse estojo proporcionam uma baixa escala de tons, sendo assim comprar apenas um estojo desses marcadores não seja a melhor das opções.

Testei as cores em dois tipos de papéis diferentes que costumo utilizar para minhas ilustrações: Canson 180 gramas e o papel especial para pintura com marcadores o “Marker” 70 gramas. Como já esperado, no papel especial para esse tipo de material, o marcador apresenta um melhor acabamento onde a cor fica mais homogênea e sem sombras indesejadas. Antes de falar sobre o preenchimento das cores sobre o papel, é importante dizer que as cores demonstradas nas fotos foram realizadas com apenas uma passada do marcador sobre o papel e, dessa forma, as primeiras cores do estojo - Caramelo, Vermelho Inglês e Melancia - apresentam pontos brancos, onde o pigmento do marcador não está presente, o que particularmente pode incomodar visualmente o acabamento de algumas ilustrações.

Um dos pontos mais importantes em utilizar o papel Marker para a pintura com marcadores, são as características especiais desse papel que o tornaram específico para esse tipo de material, para o coisas para amar de hoje o mais importante sobre ele é o vazamento. Esse tipo de papel não permite que o pigmento do marcador vaze para o outro lado da folha, evitando diversos tipos de complicação durante a pintura como, por exemplo, manchar outras folhas ou fazer com que o pigmento do marcador espalhe-se mais do que o desejado sobre as áreas do desenho, isso porque em papéis que têm maior tendência a deixar vazar esse tipo de material, o pigmento tende a se espalhar para além do local onde foi passado isso ocorre, por exemplo, quando utilizamos os marcadores sobre os papéis canson 180 gramas.

Esse papel pode ser uma ótima alternativa ao uso do marker por ter um preço mais em conta do que o papel específico para o marcador, mas em contrapartida há o problema do vazamento mas que, com prática e treino não se torna um grande problema. Sobre a ação das cores dos marcadores quando utilizadas sobre o papel canson 180 gramas, temos uma maior quantidade de cores que apresentam esses pontos esbranquiçados já citados no artigo, como as cores: Caramelo, vermelho inglês, melancia, lavanda, abacate, anis e índigo.

PONTOS NEGATIVOS

Alguns pontos negativos que podem ser citados sobre a embalagem desses marcadores são: O estojo de plástico e o formato redondo dos marcadores. Se você deseja comprar esse estojo de marcadores e usá-lo como seu estojo oficial para levar seus marcadores para onde quer que seja necessário, alguns problemas podem ser encontrados afinal a tampa normalmente não abre o suficiente para que qualquer marcador seja retirado do estojo com facilidade, dificultando a experiência. A embalagem arredondada do marcador em si, para alguns pode ser um problema, já que com esse formato é maior a tendência do marcador rolar pela sua mesa de desenho/ trabalho e atrapalhar o momento da pintura. Ainda comentando sobre a embalagem, a ponta do marcador não pode ficar de fora afinal é dela por onde tudo acontece. Diferente de outros marcadores, os magic color tem apenas uma opção de ponta em cada caneta, no caso do estojo de 12 cores intermediárias III a ponta é do tipo “Profissional permanente” ou também pode ser comparada a uma ponta chanfrada, o ponto negativo disso é que apesar de ser um formato versátil para a pintura ele ainda assim não permite o uso de determinadas técnicas como, por exemplo, com a opção de uso de uma ponta estilo pincel.

PONTOS POSITIVOS


No geral, esse tipo de marcador cumpre o seu papel no sentido de entregar uma boa pigmentação para a pintura e ter um preço acessível para aqueles que desejam utilizar esse tipo de material com o menor gasto possível. O marcador tem apenas um tipo de ponta, que é a chanfrada que no geral é uma ponta versátil e permite a pintura de diversos tipos de desenhos.





コメント


  • Black Twitter Icon
  • Black Google+ Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon

Se você quiser tirar alguma dúvida ou só falar comigo pode entrar em contato através do email: 

Post's Recentes

Onde eu tô nas redes

Quem fala

Aqui quem fala sou eu, Leticia Abreu! 

Tenho 20 anos, sou universitária guerreira na faculdade de Têxtil e Moda pela EACH - USP. Meu principal hobby é desenho e aqui publico tudo que sei sobre esse mundo e mais um pouco. Sinta-se a vontade que a casa é nossa. 

Vem pra lista mais cuti cuti

E fique sabendo das paradas

Email

Email's!

bottom of page